Avada Car Dealer News

A Casa Américo Wines dá mais um passo no seu compromisso com os consumidores e o meio ambiente, ao lançar o primeiro vinho com a Certificação Resíduo Zero de ZERYA®. Isto após ter alcançado a primeira certificação ibérica Resíduo Zero, pela ZERYA®, para a vinha da Quinta do Paço, na Serra da Estrela.

O Vinha de Púcaros Touriga Nacional Resíduo Zero

Um vinho para todos aqueles que fazem escolhas mais sustentáveis e saudáveis nas suas compras.

A Certificação Resíduo Zero de ZERYA® é o resultado do trabalho e dedicação da equipa de viticultura, liderada por Luís Sousa. Este e o enólogo Pedro Pereira selecionaram um lote de Touriga Nacional para ser o primeiro vinho Resíduo Zero.

Este primeiro vinho representa já anos de trabalho de toda a equipa, mas também a consciência de que o processo está no início e que há todo um caminho de aprendizagem ainda a percorrer.

“A enologia tem de entender melhor estas uvas, para poder transpor para o vinho todas as características que o resíduo Zero transmite à vinha e há uva”, diz-nos o Enólogo Pedro Pereira.

Na Casa Américo Wines todas as vinhas são de produção integrada com muito controlo no uso dos fitofármacos que eram aplicados, mas na certificação Resíduo Zero há uma forma complementar de fortalecer a planta, ao disponibilizar uma determinada nutrição e práticas culturais que fazem com que a planta ganhe mais alguma imunidade às doenças isto é uma prática com ganhos para o consumidor e para o meio ambiente.

Numa vinha Resíduo Zero, sem pesticidas presentes na uva (abaixo de 0.01 mg/kg), naturalmente toda a fauna e flora indígena estará mais desenvolvida do que numa vinha em que se pratica uma viticultura convencional. Isto vai permitir o desenvolvimento de diversas leveduras presentes nas uvas e que sejam elas a fazer a fermentação e a “trabalhar” na adega. Por isso, pretende-se, no futuro, fazer uma vinificação o mais natural possível, com uma intervenção mínima, em que a enologia esteja mais no papel de observar, analisar e cuidar.

 

Quinta do Paço, Gouveia, Serra da Estrela, a primeira vinha Resíduo Zero da Península Ibérica.

O caminho é uma enologia mais natural, que honre o trabalho desenvolvido pela viticultura na vinha. Esta é uma escolha da Casa Américo Wines e da sua equipa de enologia, face ao trabalho que se desenvolve na vinha, porque a certificação, em si, não impõe limitações ao trabalho da enologia.

As limitações que existem são operacionais, pois na base da certificação Resíduo Zero estão zero resíduos de pesticidas. Isto obriga, em termos de adega, a ter procedimentos e processos operacionais para garantir que não há qualquer contaminação. Uma vez que as restantes vinhas não têm esta certificação, tem de se garantir a separação destas uvas e deste vinho das outras uvas e vinhos de viticultura integrada.

Segundo o Enólogo Pedro Pereira “O que nos condiciona é o facto de que fazemos uma vindima única, a partir dai não podemos intervir. O que vem da vinha é o que o que temos para trabalhar. Neste caso, identificou-se a parcela de Touriga Nacional, fizemos os controlos de maturação e escolheu-se o dia e vindimou-se, mas é uma oportunidade única. Claro, depois podemos pôr mais engaço, menos engaço, mais ou menos tempo em cimento, mais madeira ou menos madeira, mas a base é aquela!”.

Neste caso optou-se por não usar madeira precisamente para mostrar todo o trabalho desenvolvido na vinha, todo o potencial desta Touriga Nacional.

A Casa Américo Wines pretende que os vinhos sejam fiéis ao seu local de origem. Este vinho é uma primeira impressão do que é uma Touriga Nacional com as características da Serra da Estrela produzidas com Resíduo Zero.

O Eng. Pedro acrescenta ainda que “Podemos notar a fruta mais presente, mais elegante que a Touriga de uma agricultura convencional, mas também é só a nossa primeira experiência. Temos que ter também mais anos para podermos afirmar isto com mais firmeza e com mais clareza.”

O Vinha de Púcaros Touriga Nacional Resíduo Zero foi lançado durante a Feira do Queijo do Município de Gouveia, no dia 30 de março, com a presença do Exmo. Sr. Vereador da Cultura José Nuno Santos.

Na vindima de 2024 a certificação Resíduo Zero foi renovada, isso traz a promessa de novos vinhos e a promessa de um melhor retrato do potencial de uma vinha Resíduo Zero e do que poderá aportar ao trabalho da enologia.

 

Consumidores buscan retailers responsables

Suscribete a la Newsletter

Consultas Personalizadas

Llámanos para conocernos mejor y aconsejarte sin compromiso